Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Feliz tempo natalino!


Imagem do Menino Jesus que representa o "Renascimento da Humanidade".

O SIGNIFICADO DO NATAL

Manoel de Andrade

"Nestes dias que precedem o Natal, ocorre-me pensar nas tantas portas que se fecham para o seu real significado, mascarado por estranhas personagens natalinas e maculado por poderosos interesses mercadológicos. Ocorre-me também pensar que se o Cristianismo fosse verdadeiramente interpretado não haveria tantos sectarismos e o simbolismo da manjedoura de Belém seria fraternalmente reverenciado no mundo inteiro, além da barreira das religiões.

Jesus não fundou nenhuma igreja, nem dogmatizou nenhuma religião. Trouxe-nos a imagem de Deus como um pai, mostrou a importância da religiosidade e nos revelou o significado incondicional do amor. Não escreveu nada, mas deixou, na memória de seus discípulos, a sabedoria de suas parábolas e, no Sermão da Montanha, toda a essência do cristianismo, falando do amor aos inimigos, do perdão das ofensas e da importância de dar a outra face como um caminho aberto para a reconciliação. Resumindo, quis dizer-nos que ser cristão é saber transformar o orgulho em humildade e o egoísmo em amor.

A ênfase de sua filosofia propunha a redenção humana pela educação e não pelo constrangimento. Embora abominasse o pecado, Ele amava o pecador e acreditava que educar é despertar o senso da justiça, do amor e da beleza moral que existe, potencialmente, em cada ser humano. Nesse sentido, entre tantos factos de sua vida pública, exemplificou sua tolerância e sua caridade diante da mulher adúltera e do bom ladrão, no alto do Calvário.

Passados vinte séculos hoje perguntamos qual o significado do seu nascimento para cada um de nós. Sobretudo perguntamos quantos já leram e estudaram o seu Evangelho. Nesse singelo banco escolar que é o planeta, -- onde ainda somos espiritualmente crianças -- seu conteúdo é uma cartilha insubstituível para soletrarmos o beabá do amor, da paciência e do perdão. Diante das sabatinas diárias da vida é imprescindível aprendermos o que significa “orar e vigiar” e não fazer a ninguém o que não queremos que nos façam. Quantos são capazes de vivenciar suas lições e seus exemplos, ante as provas e os embates do dia a dia, oferecendo a outra face ante o agressor e perdoando sempre? Se já começamos a ensaiar essa difícil conduta então Jesus já nasceu para nós e temos um Natal para comemorar. Mas muitos ainda trazemos o coração fechado a essa realidade, tais como as estalagens de Belém, cujas portas se fecharam ao seu nascimento.

Se perguntássemos a Paulo de Tarso onde nasceu Jesus, ele certamente diria que foi diante das Portas de Damasco, onde chegou para aprisionar alguns cristãos da cidade. Se perguntássemos a Maria Madalena onde Ele nasceu, com certeza, responderia que Jesus nasceu para ela na casa de Simão, o fariseu. Foi ali que depois de lavar e enxugar seus pés ela ouviu sua voz compassiva perdoando-lhe os pecados.

Onde predomina o orgulho e o egoísmo --- essas patologias crônicas da alma humana --- Ele não poderá renascer, ainda que invocado em rituais e ladainhas. É imprescindível que façamos do coração uma manjedoura humilde para que Jesus possa renascer em nossas vidas. Caso contrário, além da beleza sentimental da fraternidade e o significado envolvente do Natal no seio da família, temos apenas uma data histórica para comemorar, com muitos presentes, a figura patética de um Papai Noel, um banquete de sabores e aparências e o apego às ilusões do mundo."

Manoel de Andrade, poeta brasileiro
___________________________________

Para nós, o Tempo Natalino continua até o dia 30 de dezembro!



Feliz Tempo Natalino para os amigos, colaboradores e parceiros culturais!

Brasil, 27 de dezembro de 2013

Diretores do ECGD
ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS

Link do Blog da Família Guimarães Felix Costa

http://familiaguimaraesfelixcosta-homenagens.blogspot.com.br/2013/12/abencoado-tempo-de-natal-2013-feliz-ano.html

Coleção "Olhares do Mundo", de Ana Maria Costa Felix Garjan
http://anafelixgarjanartes2.wix.com/ouverture

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra



20 de NOVEMBRO

HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DE ZUMBI E DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
MÊS DA NEGRITUDE, DE SUA CULTURA E SUAS GRANDES QUESTÕES!

Zumbi dos Palmares foi o herói da resistência negra para o fim da escravidão no Brasil, e foi morto em 20 de novembro de 1695. No Brasil foi instituída a Lei 12.519/2011, para celebrar data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A Lei e as celebrações são frutos da luta, de grandes debates e das articulação do Movimento Negro Brasileiro.

O dia 20 de Novembro é uma referência à reflexão sobre o papel dos negros e negras para a construção do nosso país, mas ainda não é um feriado nacional. Atualmente, mais de 1000 municípios já decretaram feriado no Dia Nacional da Consciência Negra.


Brasil, 20 de novembro de 2013

ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS
Grupo ARTFORUM Brasil XXI - Núcleo do Maranhão
Assessoria de Comunicação e Divulgação

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Semana do Livro 2013 - Exposição de Livros do Espaço Cultural Gonçalves Dias

SEMANA DO LIVRO EM HOMENAGEM AOS SEUS AUTORES

Esta página é dedicada a uma exposição de livros fotografados em diversas ocasiões. Amamos livros desde nossa infância, sob a influência dos nossos pais: Francisco Felix Costa e Dayse Guimarães Felix Costa. Tudo que realizamos tem inspiração em nossa vida familiar, desde que éramos estudantes.






Brasil, 08 de novembro de 2013
ECGD
ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS
Coordenação de Divulgação:
Ana Maria Felix Garjan e Maria de Fátima Felix Rosar

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Seminário Temático: Cinema e Psicanálise, com palestra do Dr. Francisco Frazão, médico psiquiatra e psicanalista, em Caxias


Divulgamos, especialmente, o Seminário Temático:

Cinema e Psicanálise

Palestrante convidado:
Dr. Francisco Frazão, médico psiquiatra e psicanalista.

Dia: 08 de novembro
Local: Auditório do CESC
Hora: 19:30
Caxias - Maranhão


Posteriormente publicaremos textos das coordenadoras e fotos.

Brasil, 07 de novembro de 2013
Coordenação de Divulgação cultural e científica
Espaço Cultural Gonçalves Dias

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Semana de Cultura e Ciência do Espaço Cultural Gonçalves Dias - ECGD





A Cultura é o retrato vivo de um povo.
A Cultura, a Educação, a Ciência, fazem parte
do universo intercultural de um país.


O "Dia da Cultura e da Ciência", é comemorado em 5 de novembro, para homenagear a data natalícia de personalidades das letras e ciências, no Brasil e no mundo. A data foi criada em homenagem ao Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.

Ontem, 05 de novembro, a data foi registrada pelo Grupo ARTFORUM Brasil XXI, no Facebook e na Revista Planetária - ArtForum Internacional, através da divulgação de um pôster e de mensagens, para marcar essa data do calendário brasileiro.

Cultura é o acúmulo da vivência histórica de significados sociais: linguagens, técnicas,valores, fé e gosto, construídos coletivamente, que tem relação com a maneira de vestir, de morar, se comunicar, produzir, idealizar e interagir no meio social de uma população.

A cultura é um patrimônio vivo e plural dos povos, e até os elementos contraditórios fazem parte desse importante patrimônio. Uma determinada ordem política, os planos, programas e projetos de governos não podem, jamais, interferir nas manifestações culturais de um povo, que acontecem em uma nação, pois a cultura é parte essencial do patrimônio humano e social herdado pelos antepassados.

Os costumes, os gestos, os ensinamentos, a escrita, a palavra, o idioma nacional, as expressões literárias, poéticas, políticas, familiares, culturais,e tudo que o homem manifesta,troca e adiciona à natureza, tudo o que ele faz em sua vida própria,que não é inato ao seu nascimento, pode ser então considerado como ações de cultura, que por sua vez é resultado da construção coletiva, transformação, mudança e sistematização social. Sem sua cultura um povo perde sua história, a memória de seus antepassados, seus costumes, sua alma, sua identidade.

Nosso país tão amplo em suas dimensões geográficas, não pode ser considerado de uma só cultura ou de manifestações culturais de âmbito nacional. Os brasileiros e estrangeiros que moram em nosso país já construíram, ao longo dos séculos, múltiplas expressões e ações de cultura, considerando as ações culturais dos afro-brasileiros, dos indígenas, dos mulatos, dos descendentes de diversos países do mundo que se misturaram aos brasileiros em todas as circunstâncias da vida, desde a vinda dos primeiros portugueses, africanos, italianos, franceses, depois dos povos da Ásia e demais continentes do mundo.

De norte ao sul, do leste ao oeste, com diversidades culturais cada vez mais amplas em suas diferenças, e com distintas maneiras de ser, de viver, de conviver, de se manifestar em suas formas de fé, religiões, credos, costumes religiosos, como é o caso das festas afro-brasileiras, em todas as regiões do nosso país,cujas ações vão se modificando e agregando outros valores coletivos ao longo do tempo e de seus espaços, concluímos que o Brasil é uma nação riquíssima em sua cultura tão diversificada, mas que mantêm um elo e uma identidade entre grupos, organizações e instituições nesse imenso país.

Imaginamos quantas nações existem dentro do panorama cultural brasileiro, a partir da diversidade cultural dos povos indígenas, africanos, europeus, e de outros continentes, cada um com seus idiomas, suas tradições, seus comportamentos, modos de ser, que contribuem para o desenvolvimento cultural do Brasil!

Sobre eventos culturais e científicos
No mês de outubro foram registradas duas datas importantes: Dia do Professor e Dia Nacional do Livro, através da divulgação de pôsteres, e o estudo de uma programação especial para 2014, no mês de outubro, para desenvolvermos o projeto "Mês da Educação, Ciência e Cultura", na perspectiva de contemplarmos essas datas importantes, nessas áreas, através de eventos temáticos integrados.

Iniciamos assim, o registro de projetos, seminários e eventos culturais previstos para o ano de 2014, que prevêem a realização de um Fórum Intercultural, com a participação de pessoas, grupos, academias, instituições e universidades, para que possamos organizar uma agenda de cultura e ciência em meses do 1º e 2º semestres, para que, aos poucos, possamos realizar, coletivamente, eventos, seminários e intercâmbios que colaborem com a ampliação e com a construção de novos caminhos e perspectivas que contribuam com a construção de um polo intercultural e científico, com a participação de caxienses, maranhenses e pessoas de outros estados, para pensarmos e agirmos sobre o presente, na perspectiva do futuro - amanhã, considerando as raízes, referências históricas e culturais.

Neste ano de 2013 iniciamos nossas atividades, a partir da inauguração do Espaço Cultural Gonçalves Dias, com os objetivos já registrados em publicações anteriores, e neste mês de novembro iniciamos a Quinzena Cultural do Espaço Cultural - ECGD & ARTFORUM Brasil XXI - Núcleo do Maranhão.

No mês de outubro foram desenvolvidas atividades especiais, como a visita de um grupo de professores e alunos de escolas municipais de Caxias, que consideramos um dos pontos altos da nossa programação, bem como recebemos visitas especiais de professores de universidades e profissionais de diversas áreas do conhecimento, de grupos institucionais, com destaque para o IHGC - Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, através de seu presidente, Dr. Arthur Almada Lima, de suas assessoras, da Diretora do Memorial da Balaiada, de jornalistas, pesquisadores, acadêmicos das academias de Caxias e de professoras do Rio de Janeiro.

O Espaço Cultural Gonçalves Dias - ECGD, tem recepcionado pessoas e grupos interessados em conhecer seu acervo artístico e literário, em exposição permanente de através álbuns raros, livros grandes, publicações sobre diversos temas. Também registramos as reuniões com um grupo de amigos e de nossos colaboradores, para avaliação dos eventos realizados em agosto, setembro e início de outubro.

O evento realizado em homenagem ao poeta Salgado Maranhão, ainda ecoa entre nós e entre os amigos, com resultados importantes do sarau poético - artístico que foi realizado na noite do dia 9 de outubro, portanto há quase um mês. Muitas fotos dessa noite ainda serão publicadas aqui no site, numa página intitulada "Revista Cultural - ECGD" -retrospectivas especiais - onde publicaremos as melhores fotos dos eventos, visitas e encontros de trabalho no ECGD - Espaço Cultural Gonçalves Dias, neste segundo semestre de 2013.




Cultura, Educação e Ciências em prol do conhecimento. 

No próximo dia 8 de novembro, sexta-feira, será realizado um evento importante: "Seminário Temático "Cinema e Psicanálise", cujo palestrante, especialmente convidado, é o Dr. Francisco Frazão, médico psiquiatra e psicanalista, mestre em teoria e clínica pela UERJ. É também Co - fundador do Centro da Infância e Adolescência Maud Mannoni, em São Luís.
Ele que é caxiense, retorna à sua cidade natal, após muitos anos.

Os Seminários Temáticos contam com a participação do Grupo GED - Grupo de Estudos e Debates, coordenado pela Profa. Márcia Santos e do Grupo de Estudos e Pesquisas - HISTEDBR - MA (História, Sociedade e Educação no Brasil, que é coordenado pela Profa. Maria de Fátima Felix Rosar. Em agosto foi realizado um Seminário Temático, no Espaço Cultural Gonçalves Dias, coordenado pela Profa. Márcia Santos, do GED - Grupo de Estudos e Debates. A Palestrante foi a Profa. Dra. Maria de Fátima Felix Rosar, Coordenadora do HISTADBR - MA e Diretora Científica do ECGD. Os participantes foram alunos universitários e professores de escolas públicas, com a presença e participação da Profa. Ana Lúcia Gonçalves, e assessores do ECGD.

Ontem, 05 de novembro foi registrado o Dia Nacional da Cultura pelo ECGD & ARTFORUM Brasil, através da divulgação do pôster acima, que foi idealizado para marcar essa data do calendário brasileiro. Por isso idealizamos o roteiro "Semana Cultural", para que ela seja uma das programações especiais do ECGD & ARTFORUM Brasil XXI - Núcleo do Maranhão.

No mês de outubro foram registradas algumas datas importantes: Dia do Professor e Dia Nacional do Livro, através da divulgação de pôsteres, e o estudo de uma futura programação especial em 2014, para a realização do "Mês da Educação, Ciência e Cultura", com a participação de profissionais nessas áreas.

O Espaço Cultural Gonçalves Dias - ECGD teve no mês de outubro importantes atividades, tais como: visita de professores e escolas municipais de Caxias, reuniões dos seus diretores com o grupo de colaboradores, para avaliação dos eventos realizados em agosto, setembro e outubro.

O evento realizado no ECGD, em homenagem ao poeta Salgado Maranhão ainda ecoa, com resultados muito significativos. O sarau poético - artístico foi realizado na noite do dia 9 de outubro, portanto há quase um mês. Muitas fotos ainda serão publicadas aqui no nosso site, através da página "Revista Cultural - ECGD" -retrospectivas especiais, onde serão publicadas fotos dos eventos, visitas e diálogos de trabalho no Espaço Cultural Gonçalves Dias.

No próximo mês será realizada a 1ª Cantata Natalina do ECGD, no dia 22/12/2013, cuja noite será de confraternização do presidente e diretores do Espaço Cultural Gonçalves Dias com seus amigos, vizinhos e colaboradores, para festejarmos nosso trabalho coletivo em atmosfera de amizade, fraternidade e solidariedade, que motivará o sentido maior da nossa fundação: Agradecermos a vida, o trabalho,os nossos sonhos e realizações coletivas, através de pequenos e simples gestos, mas de grandiosos resultados humanos.



Brasil, 06 de novembro de 2013



ECGD - CDCC - ARTFORUM 

Coordenação de divulgação cultural e científica
Ana Maria Costa Felix e Maria de Fátima Felix Rosar

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Espaço Cultural Gonçalves Dias homenageou o poeta Salgado Maranhão e promoveu o encontro de representantes de academias e organizações culturais

O Espaço Cultural Gonçalves Dias abre novas janelas para a cultura.

Os eventos promovidos pelo Espaço Cultural Gonçalves Dias tem oportunizado a materialização dos seus objetivos:

- Estabelecer diálogos com pessoas, grupos, instituições culturais e universidades

- Promover encontros e reuniões com pessoas e grupos para elaboração de agenda de trabalho, incluindo fóruns, projetos, pesquisas e seminários.

- Organizar encontros culturais, educativos e artísticos nas áreas da literatura, da música, do cinema, do teatro e de outras linguagens, reunindo poetas, escritores, artistas plásticos, pesquisadores, professores e estudantes de diversos cursos acadêmicos.

Divulgamos fotos da noite em homenagem ao importante poeta maranhense, Sebastião Salgado.






Tambores

Sou da terra
dos tambores que falam.
E guardo no corpo a memória
que acorda o silêncio.

eu vi a lua descer
para assistir minha mãe
dançar:

a camponesa que amava
latim.

eu vi a mão preta açoitar
o tambor; eu ouvi
roncar a madeira sagrada:

o rito da voz ancestral
antes do cogito e da parabólica.

[Salgado Maranhão, A Cor da Palavra, p. 27]

___________________________


Caxias - MA, 11 de novembro de 2013


Espaço Cultural Gonçalves Dias
Assessoria de Divulgação cultural e científica:
Ana Felix Garjan e Maria de Fátima Felix Rosar

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O Espaço Cultural Gonçalves Dias homenageou o poeta Salgado Maranhão, a história e cultura caxiense.


Importante noite cultural em Caxias - Maranhão

A Fundação "Espaço Cultural Gonçalves Dias" promoveu importante encontro de representantes de diversas instituições, academias, como a ACL - Academia Caxiense de Letras e Artes, Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes, o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, professores de diversos cursos da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão, e amigos, para homenagear o grande poeta maranhense de Caxias, Salgado Maranhão.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Espaço Cultural Gonçalves Dias homenageia o grande poeta maranhense Salgado Maranhão



O FILHO PRODÍGIO VOLTA À TERRA

EDMILSON SANCHES

Há o filho pródigo e há o filho prodígio. Um dissipa. O outro, condensa. Um é desalento. O outro, puro talento.

Nesta quarta-feira, dia 09/10/2013, um filho prodígio do Maranhão volta à terra onde nasceu. José Salgado Santos, nacional e internacionalmente conhecido como Salgado Maranhão, poeta, letrista e jornalista, retorna a Caxias, sua terra natal, onde será homenageado com diploma de honra ao mérito pelo Espaço Cultural Gonçalves Dias (ECGD).

Recebi convite pessoal e escrito da socióloga, pesquisadora, escritora, poetisa, artista plástica e fotógrafa Ana Maria Felix Garjan, que, com a família, à frente seu pai, o Sr. Francisco Félix Costa, mantém em Caxias o ECGD, a Livraria & Cia. do Livro Azul e o Núcleo Artforum Brasil XXI.

SALGADO MARANHÃO
Salgado Maranhão recoloca Caxias no cenário nacional da Poesia e reafirma o talento maranhense na Literatura. É considerado um dos principais poetas do Brasil, ao lado do também maranhense Ferreira Gullar. Já ganhou o Prêmio Jabuti, um dos mais respeitados do país.

Com Salgado Maranhão no cenário nacional e internacional da excelência na Arte Poética, Caxias deixa de ter apenas em séculos passados suas referências maiores na Literatura e na Cultura em geral -- entre as quais Gonçalves Dias (o autor da “Canção do Exílio”),

Coelho Netto (o “Príncipe dos Prosadores Brasileiros”),

César Marques (médico e historiador),

Vespasiano Ramos (poeta),

Rodrigues Marques (contista e romancista),

João Mendes de Almeida (advogado, redator da Lei do Ventre Livre, considerado o mais completo jornalista brasileiro de todos os tempos),

Ubirajara Fidalgo (ator, dramaturgo, produtor e diretor teatral, introdutor do Teatro Profissional do Negro no Brasil e personagem de destaque no movimento negro brasileiro),

Aderson Ferro (odontólogo e escritor, considerado “Glória da Odontologia Brasileira”),

Teófilo Dias (advogado, jornalista e escritor, sobrinho de Gonçalves Dias),

Raimundo Teixeira Mendes (filósofo e matemático, autor da atual bandeira do Brasil)... Todos caxienses de relevância no Brasil, embora diversos deles não serem conhecidos ou, especialmente, reconhecidos em sua própria cidade natal.

A homenagem caxiense a Salgado Maranhão chega às vésperas de o grande poeta caxiense, maranhense e brasileiro completar seus 60 anos de vida, a dar-se em 13 de novembro (1953), 40 anos de sua ida para o Rio de Janeiro, em 1973, onde mora até hoje, e 35 anos de estreia em livro, na antologia “Ebulição da Escrivatura”.

Como tantas pessoas de talento, Salgado Maranhão apresenta singularidades em sua vida inicial. Nasceu em um povoado de Caxias, Cana Brava das Moças. Trabalhou na roça.

Só quando contava os 15 anos começou a ser alfabetizado, na vizinha Teresina, capital do Piauí, para onde a família se mudara.

Em Teresina conheceu Torquato Neto, grande expressão da poesia e da música brasileira, que lhe sugeriu o nome literário e artístico “Salgado Maranhão”.

Além dos poemas que escreve, também têm tido excepcional acolhida as letras que compõe, musicadas e cantadas por grandes nomes da música popular brasileira.

Entre livros que já escreveu e publicou listem-se “Aboio ou a Saga do Nordestino em Busca da Terra Prometida” (cordel, 1984); “Os Punhos da Serpente” (1989); “Palávora” (1985); “O Beijo da Fera” (1996); “Mural de Ventos” (1998, que ganhou o Prêmio Jabuti em 1999); “Sol Sanguíneo” (2002); “Solo de Gaveta” (2005); “A Pelagem da Tigra” (2009); e a reunião de livros “A Cor da Palavra” (2010).

Que a homenagem caxiense a Salgado Maranhão seja tanto um reconhecimento dos seus conterrâneos quanto um estímulo para todos os caxienses e maranhenses em cujo espírito pulsa a arte de escrever com arte -- mister e mistério a que Salgado Maranhão se dedica e expressa tão bem em letras.

Parabéns Salgado Maranhão. Parabéns, Caxias, Maranhão.

EDMILSON SANCHES
edmilsonsanches@uol.com.br






Caxias - Maranhão, 09 de outubro de 2013

ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - ECGD

Presidência e Diretores:
Francisco Felix Costa
Ana Maria Costa Felix Garjan
Maria de Fátima Felix Rosar
José Lino Costa Felix

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O poeta Salgado Maranhão será homenageado dia 09 de outubro no Espaço Cultural Gonçalves Dias, em Caxias - Maranhão

Boas vindas, poeta Salgado Maranhão!


O ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - MA, através da sua diretoria, publica a imagem do informativo especial em homenagem ao poeta Salgado Maranhão, bem como sobre a homenagem que ele receberá em Caxias, através do presidente e diretores dessa organização de âmbito cultural, artístico e científico.

Brasil, 08 de outubro de 2013
anafelixgarjan.artes 2010@gmail.com

domingo, 6 de outubro de 2013

O Espaço Cultural Gonçalves Dias homenageará o poeta Salgado Maranhão, no dia 9 de outubro

A Fundação "Espaço Cultural Gonçalves Dias" homenageará o poeta maranhense Salgado Maranhão, com Diploma de Honra ao Mérito, por sua importante obra literária e artística no cenário cultural brasileiro e internacional.

Sua poesia é resultado de histórias e experiências vividas, e seu pensamento e visão de mundo têm conquistado os mais diversos espaços culturais, artísticos e científicos, através de suas publicações em diversos idiomas e seus diálogos em universidades americanas.

BIOGRAFIA
Salgado Maranhão
José Salgado Santos 13/11/1953 Caxias, MA

Poeta. Letrista. Jornalista. Nasceu no povoado de Cana Brava das Moças, na cidade de Caxias, interior do Maranhão, onde morou trabalhando na roça. Aos 15 anos, ainda adolescente, mudou-se com os irmãos e a mãe para Teresina, Piauí, onde foi alfabetizado.

Escreveu artigos sobre música para um jornal local e conheceu Torquato Neto, que o incentivou a ir para o Rio de Janeiro, o que fez no ano de 1972. Torquato Neto também sugeriu que criasse um pseudônimo, segundo este, o nome José Salgado Santos parecia nome de arquivista e não de poeta.
Boas vindas ao poeta!




PROGRAMAÇÃO DO SARAU ARTÍSTICO-LITERÁRIO

Dia 09/10 a partir das 19 horas

-Recepção ao Poeta Salgado Maranhão – com música de sua autoria AMORAGIO (som ambiente)

-Saudação de Boas - Vindas – Maria de Fátima Felix Rosar

-Homenagem ao poeta e sua obra: declamação de poesias (estudantes do ensino fundamental, Ana Lúcia Gonçalves e Erlinda Bittencourt)

-Saudação da Academia Caxiense de Letras

-Saudação da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão

-Saudação do Instituto Histórico Geográfico

-Saudação do Memorial Balaiada

-Discurso de Ana Maria Felix Garjan para destaques da biografia do poeta Salgado Maranhão

-Entrega do Diploma de Honra ao Mérito do Espaço Cultural Gonçalves Dias, pelo Presidente do E.C.G.D., Sr. Francisco Felix Costa.

-Palavras do Poeta Salgado Maranhão

-Momento Musical acompanhado de Coquetel

Brasil, 06 de outubro de 2013
Diretores do Espaço Cultural Gonçalves Dias
Coordenação:
Maria de Fátima Felix Rosar e Ana Felix Garjan

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Espaço Cultural Gonçalves Dias: projetos e encontros especiais

Fachada do ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS
Caxias - Maranhão



O ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - MA foi inaugurado, oficialmente, em 10 de agosto de 2013, na cidade de Caxias, terra de importantes poetas, escritores, artistas e historiadores do passado e do presente, em espaços da Livraria & Cia do Livro Azul, que estão abertos aos seus clientes e visitantes. Nosso foco é o público que possui interesse na história, educação, cultura, arte, ecologia, ciências e projetos que contribuam com a importante cidade de Caxias, da região e de outras cidades maranhenses. A fundação "Espaço Cultural Gonçalves Dias" é considerada um importante projeto em Caxias - MA, por seus objetivos maiores, considerando a época das celebrações dos 190 anos do imortal poeta Antônio Gonçalves Dias.


O Espaço Cultural Gonçalves Dias - MA, resulta de um conjunto de propostas e projetos dos seus diretores que estão trabalhando na organização e catalogação do seu acervo histórico, cultural e artístico.






As pessoas interessadas em cultura encontrarão diversos títulos de história, poesia, literatura brasileira e internacional.


Divulgamos fotos da visita de membros de Comitiva Oficial do livro "MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS", ao "ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS-MA", onde vê-se o presidente e a diretora científica do ECGD, ao lado da Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler e de poetas participantes do livro. Esse encontro oficial foi realizado no dia 11 de agosto deste ano.





DIÁLOGOS CULTURAIS

A programação cultural, artística e científica do ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - MA, nos meses de agosto e setembro já marcaram o perfil do nosso trabalho. Os eventos, encontros e visitas foram muito importantes para a direção do E.C.G. Em agosto convidamos para um encontro especial o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, o Dr. Arthur Almada Lima e assessores, onde aconteceram "diálogos culturais" importantes.

CONVITE ESPECIAL

Temos a satisfação de divulgar o convite do evento em homenagem ao poeta Salgado Maranhão, a ser realizado no próximo dia 9 de outubro, deste ano de 2013. A programação está sendo organizada especialmente para esse encontro do poeta com seus familiares, amigos, professores, alunos e pessoas que apreciam a obra deste importante brasileiro!



Brasil, 02 de outubro de 2013

Diretores do Espaço Cultural Gonçalves Dias
Francisco Felix Costa, José Lino Costa Félix,
Maria de Fatima Felix Rosar e Ana Maria Felix Garjan.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O Espaço Cultural Gonçalves Dias foi inaugurado para acolher interessados em educação e cultura de um modo geral



Educação e Cultura
Por Maria de Fátima Felix Rosar

O Espaço Cultural Gonçalves Dias foi inaugurado para acolher interessados em  educação e cultura, de um modo geral, e, principalmente, para oferecer a educadores e estudantes a oportunidade de acesso a acervo de livros raros, periódicos e outros materiais de circulação restrita. Para o uso desse espaço, por grupos de estudantes,  basta agendar visitas, pelo telefone (99) 3521-1881, que poderão ocorrer nos turnos matutino e vespertino.

A intenção da Família Guimarães Felix Costa ao realizar esse projeto idealizado e apresentado pela poeta, escritora e artista plástica Ana Felix Garjan, com o apoio de seus irmãos Fatima Felix e José Lino Felix, e seu pai Francisco Felix Costa, é oportunizar a circulação de novas ideias para o desenvolvimento da educação e cultura, na cidade de Caxias. Na segunda metade do século XIX e na primeira metade do século XX, a vida cultural da Princesa do Sertão, tinha uma dinâmica intensa que foi declinando, a partir do segundo quartel do século XX.

Existiram músicos e compositores, além de artistas plásticos, escritores e poetas, jornalistas e críticos de arte, cuja atividade era constante e de elevada qualidade, tornando a cidade um celeiro de produção cultural que a destacava e, até mesmo, incitava certo grau de competição com a capital do Maranhão. Por que razão, em tempos históricos passados foi possível realizar-se a produção de obras filosóficas, culturais e artísticas  monumentais, universais, eternizadas, até a atualidade, como obras clássicas?

Em períodos históricos em que não havia a internet e nem os meios de comunicação áudio-visuais do presente, os gregos introduziram na história da humanidade ocidental, a filosofia, a literatura, a música e o teatro. Em períodos mais próximos do presente,  por exemplo do século XV em diante, os grandes compositores, escreveram as suas partituras musicais, produzindo ricas melodias, inigualáveis ao que se escuta no presente.

Muitos dos grandes mestres da literatura também fizeram suas obras-primas, tanto quanto os artistas plásticos mais famosos, em contextos históricos que antecederam a modernidade e alcançaram a capacidade de produzir conteúdos surpreendentemente atuais e instigantes em todas as épocas porque trataram de retratar a condição humana e suas contradições.

Na atualidade, existe uma tendência de desconstrução de padrões culturais considerados "de elite", incentivando a sua substituição pelo que a mídia (rádio, TV e jornais) diz ser o interesse em priorizar o  "gosto popular". Será?  Talvez as classes populares estejam sendo alvo de doses maciças de "morfina estética", segundo Márcia Tiburi, em seu instigante artigo - Nova Elite Caipira (Revista Cultnº 181, julho 2013).

O Espaço Cultural Gonçalves Dias pretende, respeitando as tendências culturais do atual contexto do país e do mundo, resgatar e cultivar as formas artísticas e culturais que não sejam um atentado à dignidade dos seres humanos e possam contribuir para superar-se os limites impostos pela indústria da cultura de massa, imposta pelo capitalismo através da enxurrada de "produtos culturais" expostos no mercado, que são um atentado à ética e à estética.

O Espaço Cultural Gonçalves Dias é um local de referências históricas, culturais, literárias, artísticas e científicas, que tem como foco o desenvolvimento de projetos sócio-educativos e culturais, saraus poéticos, lançamentos de livros, exposição de artes plásticas, fotografias, acervo de livros, documentos, dvds, vídeos e um banco de imagens. O E.C.G.D. foi organizado pela Livraria & Cia. do Livro Azul ( José Lino Costa Felix e Maria de Fatima Felix Rosar, e pelo Grupo ARTFORUM Brasil XXI - Núcleo do Maranhão( Ana Felix Garjan).






Brasil 14 de agosto de 2013

Maria de Fátima Félix Rosar
Diretora do Departamento de Assuntos Científicos

Cia. do Livro Azul
Grupo ARTFORUM Brasil XXI - Núcleo do Maranhão

Cia. do Livro Azul - novo espaço literário, cultural e artístico

Novos horizontes, novos olhares, novos projetos em prol da História, Educação, Cultura e Arte! 

Abertura do blog da sociedade cultural "Livraria & Cia. do Livro Azul", e ARTFORUM Brasil XXI - Núcleo Maranhão.


Síntese cultural

A Livraria & Cia do Livro Azul foi inaugurada em 2007 com o nome de "Livraria Central dos Livros" e manteve esse nome até 2010, onde foram realizados diversos eventos literários, e em destaque o lançamento de um dos livros científicos do Prof. Dr. Demerval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Ele estará lançado mais uma obra em 2014 em São Luís e em Caxias-MA, na Livraria & Cia do Livro Azul - Espaço Cultural Gonçalves Dias, cujos espaços estão localizados no mesmo prédio colonial da Rua Coelho Neto, em Caxias.

A Livraria & Cia do Livro Azul e ARTFORUM Brasil XXI possuem como foco homenagear o poeta caxiense e internacional Coelho Neto, onde foi inaugurado o "Espaço Cultural Gonçalves Dias", em homenagem aos 190 anos do poeta caxiense internacional "Antônio Gonçalves Dias", em 10/08/2013, na cidade de Caxias-MA/Brasil.

Outros lançamentos literários já estão sendo agendados para os próximos meses de 2013 e em 2014. O Espaço Cultural Gonçalves Dias será composto de importante acervo literário histórico de livros sobre o grande poeta, bem como de livros, álbuns, coleções, obras de diversos autores, fotografia e galeria de arte, que foi inaugurada com pinturas contemporâneas de Ana Felix Garjan, uma das sócias desse novo espaço cultural e artístico do Maranhão.

Algumas fotos dos espaços da Livraria & Cia. do Livro Azul e do Núcleo ARTFORUM Brasil XXI do Maranhão:












Brasil, 18 de julho de 2013 



Sociedade Cultural "Livraria & Cia. do Livro Azul"
"Espaço Cultural Gonçalves Dias"
"Núcleo ARTFORUM Brasil XXI do Maranhão"

Fundadores:
José Lino Costa Félix, Maria de Fátima Félix Rosar
e Ana Felix Garjan - ARTFORUM Brasil XXI

terça-feira, 13 de agosto de 2013

"Espaço Gonçalves Dias", inaugurado em 10 de agosto de 2013, em Caxias -MA







Foi inaugurado, oficialmente, o ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS, em 10 de agosto de 2013, nos salões da Livraria & Cia do Livro Azul, onde estiveram presentes, aproximadamente, 150 convidados, entre 18:30 às 23:30 horas, na cidade de Caxias-Maranhão/ Brasil.

Entre música clássica ambiental e música MPB ao vivo, executadas e interpretadas pelo Sr. Wilter, famoso violonista da nossa cidade, e pela Sra. Goreth, conhecida por sua voz cristalina e suave, tivemos uma noite de alegria, confraternização familiar, encontro com amigos locais e de outras cidades. Contamos com a presença de representantes da ACL - Academia Caxiense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias-MA, de Secretarias Municipais, professoras e produtores culturais maranhenses.

No dia seguinte, 11 de agosto (domingo) aconteceu a visita da Comitiva Oficial da Obra Literária MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS, como estava prevista na Programação Oficial das comemorações dos 190 anos de Antônio Gonçalves Dias. Nessa visita oficial estiveram presentes poetas, escritores, pesquisadores, autoridades, artistas caxienses, de outras cidade e países como Portugal, Argentina, Colômbia, Chile, e outros.

Foi homenageada, especialmente, com um Diploma de Honra ao Mérito, a Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler, idealizadora e coordenadora da obra MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS.





Sala de pesquisa e acervo literário

Por ocasião da visita da Comissão Oficial de São Luís ao Espaço Cultural Gonçalves Dias, a poeta, socióloga, escritora, artista plástica e participante dessa importante obra, Ana Maria Félix Garjan foi condecorada com a Medalha Gonçalves Dias, pela Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (sede em São Luís), e pela Profa. Walkíria de Araújo, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias - MA.

Ana Félix Garjan, como é mais conhecida nas redes de cultura e arte participa da obra literária MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS com cinco poemas, um texto - síntese sobre a obra do poeta caxiense, e foi convidada a prefaciar esse importante livro. Foi justificado o convite a ela para que escrevesse o prefácio do MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS, por ser membro da ACL - Academia Caxiense de Letras, tendo como patrono o Poeta Antônio Gonçalves Dias - cadeira 15.
O livro já se encontra publicado na Internet.



Brasil, 13 de agosto de 2013
Espaço Cultural Gonçalves Dias
Assessoria de Comunicação