Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Espaço Cultural Gonçalves Dias homenageou o poeta Salgado Maranhão e promoveu o encontro de representantes de academias e organizações culturais

O Espaço Cultural Gonçalves Dias abre novas janelas para a cultura.

Os eventos promovidos pelo Espaço Cultural Gonçalves Dias tem oportunizado a materialização dos seus objetivos:

- Estabelecer diálogos com pessoas, grupos, instituições culturais e universidades

- Promover encontros e reuniões com pessoas e grupos para elaboração de agenda de trabalho, incluindo fóruns, projetos, pesquisas e seminários.

- Organizar encontros culturais, educativos e artísticos nas áreas da literatura, da música, do cinema, do teatro e de outras linguagens, reunindo poetas, escritores, artistas plásticos, pesquisadores, professores e estudantes de diversos cursos acadêmicos.

Divulgamos fotos da noite em homenagem ao importante poeta maranhense, Sebastião Salgado.






Tambores

Sou da terra
dos tambores que falam.
E guardo no corpo a memória
que acorda o silêncio.

eu vi a lua descer
para assistir minha mãe
dançar:

a camponesa que amava
latim.

eu vi a mão preta açoitar
o tambor; eu ouvi
roncar a madeira sagrada:

o rito da voz ancestral
antes do cogito e da parabólica.

[Salgado Maranhão, A Cor da Palavra, p. 27]

___________________________


Caxias - MA, 11 de novembro de 2013


Espaço Cultural Gonçalves Dias
Assessoria de Divulgação cultural e científica:
Ana Felix Garjan e Maria de Fátima Felix Rosar

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O Espaço Cultural Gonçalves Dias homenageou o poeta Salgado Maranhão, a história e cultura caxiense.


Importante noite cultural em Caxias - Maranhão

A Fundação "Espaço Cultural Gonçalves Dias" promoveu importante encontro de representantes de diversas instituições, academias, como a ACL - Academia Caxiense de Letras e Artes, Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes, o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, professores de diversos cursos da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão, e amigos, para homenagear o grande poeta maranhense de Caxias, Salgado Maranhão.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Espaço Cultural Gonçalves Dias homenageia o grande poeta maranhense Salgado Maranhão



O FILHO PRODÍGIO VOLTA À TERRA

EDMILSON SANCHES

Há o filho pródigo e há o filho prodígio. Um dissipa. O outro, condensa. Um é desalento. O outro, puro talento.

Nesta quarta-feira, dia 09/10/2013, um filho prodígio do Maranhão volta à terra onde nasceu. José Salgado Santos, nacional e internacionalmente conhecido como Salgado Maranhão, poeta, letrista e jornalista, retorna a Caxias, sua terra natal, onde será homenageado com diploma de honra ao mérito pelo Espaço Cultural Gonçalves Dias (ECGD).

Recebi convite pessoal e escrito da socióloga, pesquisadora, escritora, poetisa, artista plástica e fotógrafa Ana Maria Felix Garjan, que, com a família, à frente seu pai, o Sr. Francisco Félix Costa, mantém em Caxias o ECGD, a Livraria & Cia. do Livro Azul e o Núcleo Artforum Brasil XXI.

SALGADO MARANHÃO
Salgado Maranhão recoloca Caxias no cenário nacional da Poesia e reafirma o talento maranhense na Literatura. É considerado um dos principais poetas do Brasil, ao lado do também maranhense Ferreira Gullar. Já ganhou o Prêmio Jabuti, um dos mais respeitados do país.

Com Salgado Maranhão no cenário nacional e internacional da excelência na Arte Poética, Caxias deixa de ter apenas em séculos passados suas referências maiores na Literatura e na Cultura em geral -- entre as quais Gonçalves Dias (o autor da “Canção do Exílio”),

Coelho Netto (o “Príncipe dos Prosadores Brasileiros”),

César Marques (médico e historiador),

Vespasiano Ramos (poeta),

Rodrigues Marques (contista e romancista),

João Mendes de Almeida (advogado, redator da Lei do Ventre Livre, considerado o mais completo jornalista brasileiro de todos os tempos),

Ubirajara Fidalgo (ator, dramaturgo, produtor e diretor teatral, introdutor do Teatro Profissional do Negro no Brasil e personagem de destaque no movimento negro brasileiro),

Aderson Ferro (odontólogo e escritor, considerado “Glória da Odontologia Brasileira”),

Teófilo Dias (advogado, jornalista e escritor, sobrinho de Gonçalves Dias),

Raimundo Teixeira Mendes (filósofo e matemático, autor da atual bandeira do Brasil)... Todos caxienses de relevância no Brasil, embora diversos deles não serem conhecidos ou, especialmente, reconhecidos em sua própria cidade natal.

A homenagem caxiense a Salgado Maranhão chega às vésperas de o grande poeta caxiense, maranhense e brasileiro completar seus 60 anos de vida, a dar-se em 13 de novembro (1953), 40 anos de sua ida para o Rio de Janeiro, em 1973, onde mora até hoje, e 35 anos de estreia em livro, na antologia “Ebulição da Escrivatura”.

Como tantas pessoas de talento, Salgado Maranhão apresenta singularidades em sua vida inicial. Nasceu em um povoado de Caxias, Cana Brava das Moças. Trabalhou na roça.

Só quando contava os 15 anos começou a ser alfabetizado, na vizinha Teresina, capital do Piauí, para onde a família se mudara.

Em Teresina conheceu Torquato Neto, grande expressão da poesia e da música brasileira, que lhe sugeriu o nome literário e artístico “Salgado Maranhão”.

Além dos poemas que escreve, também têm tido excepcional acolhida as letras que compõe, musicadas e cantadas por grandes nomes da música popular brasileira.

Entre livros que já escreveu e publicou listem-se “Aboio ou a Saga do Nordestino em Busca da Terra Prometida” (cordel, 1984); “Os Punhos da Serpente” (1989); “Palávora” (1985); “O Beijo da Fera” (1996); “Mural de Ventos” (1998, que ganhou o Prêmio Jabuti em 1999); “Sol Sanguíneo” (2002); “Solo de Gaveta” (2005); “A Pelagem da Tigra” (2009); e a reunião de livros “A Cor da Palavra” (2010).

Que a homenagem caxiense a Salgado Maranhão seja tanto um reconhecimento dos seus conterrâneos quanto um estímulo para todos os caxienses e maranhenses em cujo espírito pulsa a arte de escrever com arte -- mister e mistério a que Salgado Maranhão se dedica e expressa tão bem em letras.

Parabéns Salgado Maranhão. Parabéns, Caxias, Maranhão.

EDMILSON SANCHES
edmilsonsanches@uol.com.br






Caxias - Maranhão, 09 de outubro de 2013

ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - ECGD

Presidência e Diretores:
Francisco Felix Costa
Ana Maria Costa Felix Garjan
Maria de Fátima Felix Rosar
José Lino Costa Felix

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O poeta Salgado Maranhão será homenageado dia 09 de outubro no Espaço Cultural Gonçalves Dias, em Caxias - Maranhão

Boas vindas, poeta Salgado Maranhão!


O ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - MA, através da sua diretoria, publica a imagem do informativo especial em homenagem ao poeta Salgado Maranhão, bem como sobre a homenagem que ele receberá em Caxias, através do presidente e diretores dessa organização de âmbito cultural, artístico e científico.

Brasil, 08 de outubro de 2013
anafelixgarjan.artes 2010@gmail.com

domingo, 6 de outubro de 2013

O Espaço Cultural Gonçalves Dias homenageará o poeta Salgado Maranhão, no dia 9 de outubro

A Fundação "Espaço Cultural Gonçalves Dias" homenageará o poeta maranhense Salgado Maranhão, com Diploma de Honra ao Mérito, por sua importante obra literária e artística no cenário cultural brasileiro e internacional.

Sua poesia é resultado de histórias e experiências vividas, e seu pensamento e visão de mundo têm conquistado os mais diversos espaços culturais, artísticos e científicos, através de suas publicações em diversos idiomas e seus diálogos em universidades americanas.

BIOGRAFIA
Salgado Maranhão
José Salgado Santos 13/11/1953 Caxias, MA

Poeta. Letrista. Jornalista. Nasceu no povoado de Cana Brava das Moças, na cidade de Caxias, interior do Maranhão, onde morou trabalhando na roça. Aos 15 anos, ainda adolescente, mudou-se com os irmãos e a mãe para Teresina, Piauí, onde foi alfabetizado.

Escreveu artigos sobre música para um jornal local e conheceu Torquato Neto, que o incentivou a ir para o Rio de Janeiro, o que fez no ano de 1972. Torquato Neto também sugeriu que criasse um pseudônimo, segundo este, o nome José Salgado Santos parecia nome de arquivista e não de poeta.
Boas vindas ao poeta!




PROGRAMAÇÃO DO SARAU ARTÍSTICO-LITERÁRIO

Dia 09/10 a partir das 19 horas

-Recepção ao Poeta Salgado Maranhão – com música de sua autoria AMORAGIO (som ambiente)

-Saudação de Boas - Vindas – Maria de Fátima Felix Rosar

-Homenagem ao poeta e sua obra: declamação de poesias (estudantes do ensino fundamental, Ana Lúcia Gonçalves e Erlinda Bittencourt)

-Saudação da Academia Caxiense de Letras

-Saudação da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão

-Saudação do Instituto Histórico Geográfico

-Saudação do Memorial Balaiada

-Discurso de Ana Maria Felix Garjan para destaques da biografia do poeta Salgado Maranhão

-Entrega do Diploma de Honra ao Mérito do Espaço Cultural Gonçalves Dias, pelo Presidente do E.C.G.D., Sr. Francisco Felix Costa.

-Palavras do Poeta Salgado Maranhão

-Momento Musical acompanhado de Coquetel

Brasil, 06 de outubro de 2013
Diretores do Espaço Cultural Gonçalves Dias
Coordenação:
Maria de Fátima Felix Rosar e Ana Felix Garjan

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Espaço Cultural Gonçalves Dias: projetos e encontros especiais

Fachada do ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS
Caxias - Maranhão



O ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - MA foi inaugurado, oficialmente, em 10 de agosto de 2013, na cidade de Caxias, terra de importantes poetas, escritores, artistas e historiadores do passado e do presente, em espaços da Livraria & Cia do Livro Azul, que estão abertos aos seus clientes e visitantes. Nosso foco é o público que possui interesse na história, educação, cultura, arte, ecologia, ciências e projetos que contribuam com a importante cidade de Caxias, da região e de outras cidades maranhenses. A fundação "Espaço Cultural Gonçalves Dias" é considerada um importante projeto em Caxias - MA, por seus objetivos maiores, considerando a época das celebrações dos 190 anos do imortal poeta Antônio Gonçalves Dias.


O Espaço Cultural Gonçalves Dias - MA, resulta de um conjunto de propostas e projetos dos seus diretores que estão trabalhando na organização e catalogação do seu acervo histórico, cultural e artístico.






As pessoas interessadas em cultura encontrarão diversos títulos de história, poesia, literatura brasileira e internacional.


Divulgamos fotos da visita de membros de Comitiva Oficial do livro "MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS", ao "ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS-MA", onde vê-se o presidente e a diretora científica do ECGD, ao lado da Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler e de poetas participantes do livro. Esse encontro oficial foi realizado no dia 11 de agosto deste ano.





DIÁLOGOS CULTURAIS

A programação cultural, artística e científica do ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - MA, nos meses de agosto e setembro já marcaram o perfil do nosso trabalho. Os eventos, encontros e visitas foram muito importantes para a direção do E.C.G. Em agosto convidamos para um encontro especial o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, o Dr. Arthur Almada Lima e assessores, onde aconteceram "diálogos culturais" importantes.

CONVITE ESPECIAL

Temos a satisfação de divulgar o convite do evento em homenagem ao poeta Salgado Maranhão, a ser realizado no próximo dia 9 de outubro, deste ano de 2013. A programação está sendo organizada especialmente para esse encontro do poeta com seus familiares, amigos, professores, alunos e pessoas que apreciam a obra deste importante brasileiro!



Brasil, 02 de outubro de 2013

Diretores do Espaço Cultural Gonçalves Dias
Francisco Felix Costa, José Lino Costa Félix,
Maria de Fatima Felix Rosar e Ana Maria Felix Garjan.