Pesquisar este blog

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Espaço Cultural Gonçalves Dias - Programação de Eventos em 2014

LIVRARIA E CIA. DO LIVRO AZUL
ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - ECGD
Núcleo ARTFORUM Brasil XXI do Maranhão

Galeria de Arte Nancy Guimarães Costa
Estante Literária Anita Guimarães Costa









Referências e Foco: A partir de dados históricos, culturais e científicos pretendemos continuar a ler e interpretar o mundo, preservar a memória cultural, social e artística, desenvolver projetos culturais e científicos, dialogar com universidades, academias, organizações, grupo e pessoas.

Por que Azul é nossa Cor?
Azul é cor do céu, do mar, é a cor do infinito que ninguém sabe onde vai dar.
Azul  porque é a cor da conexão entre as estrelas, o sol e o planeta Terra.
Nem branco, nem vermelho ou verde, mas azul será a cor do desejo de saber, de crescer e de aprender a cuidar dos seres vivos, que embelezam a Terra em todos os continentes.

Atravessar lagos, rios, oceanos, mares em todas as direções, aprendendo a ajustar velas e rotas de navegação para conhecer, aprender e compartilhar conhecimento sem fronteiras, de modo a reinventar as práticas educativas e de humanização de homens e mulheres de todas as etnias.


MESMO QUE EU FALE DE SOL
Mesmo que eu fale de sol e de montanhas,
mesmo que cante os ínfimos espaços
com as grandes verdades,
todo poema
é sobre aquele
que sobre ele escreve.
[Trecho do poema Psicanálise da Escrita,
Ana Luísa Amaral, Lisboa]

ATEMPORAL
No fim da linha
o que sobra é a poesia:
construção sobre reínas
plasmada em palavras
e silêncios.
[Trecho do poema Atemporal,
Salgado Maranhão]


ESPAÇO CULTURAL GONÇALVES DIAS - ECGD
PLANO BÁSICO DE EVENTOS 2014



1- Objetivos Gerais

- Estabelecer diálogos com pessoas, grupos, instituições, universidades, setores culturais, educativos e científicos;
-Organizar encontros científicos, culturais, educativos e artísticos, nas áreas da literatura, poesia, música, cinema, teatro, de outras linguagens, envolvendo poetas, escritores, artistas plásticos, pesquisadores, professores e estudantes de diversos níveis e de diversas áreas de ensino superior;
- Promover encontro com pessoas e grupos interessados na realização de agenda de trabalho, incluindo fóruns de debate, projetos, pesquisas e seminários.

2- Justificativa

Na cidade de Caxias funcionam escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, além de quatro instituições de ensino superior, com cursos presenciais e com sistema EAD. Também existem na cidade instituições culturais e científicas de grande relevância, como o Instituto Histórico e Geográfico, a Academia Caxiense de Letras, a Academia Sertaneja de Letras, o Memorial da Balaiada e o Espaço Cultural Gonçalves Dias.

Pode-se afirmar que existe um grande percentual de professores e estudantes de todos os níveis, que têm condições de transformar essa cidade, numa cidade educativa, em que prevaleça, de modo destacado, o interesse pela ciência e pela cultura, para que as novas gerações possam ter a condição de construir o futuro no presente, referenciadas em valores fundamentais de uma sociedade ética e justa, cuja fundação precisa acontecer a cada dia, em cada ato praticado pelos caxienses, em suas áreas de atuação individual e social.

Na realidade, sabe-se que existem processos sociais de amplo alcance, produzindo situações desfavoráveis para o crescimento da infância e da juventude, em todos os municípios do Brasil, onde se estabeleceram formas de marginalização que produzem os quadros de precariedade social e de violência.

Os poderes públicos, em grande medida, ao longo de muitas décadas, deixaram de cuidar dos cidadãos e cidadãs, com o zelo que merecem todos os seres humanos para que se possa alcançar um desenvolvimento integral e integrado, mediante práticas de sociabilidade saudável e responsável. Assim, reverter os indicadores sociais que mostram a omissão das instâncias públicas é uma competência do Estado, enquanto espaço de gestão da Res Publica (coisa pública), portanto é, preferencialmente, sua ação que pode minimizar as situações mais graves que atingem as classes sociais empobrecidas.

Mas, por outro lado, é no espaço da convivência social entre todos os cidadãos do mundo e não seria diferente na cidade de Caxias, que podem ser construídas novas referências para a infância e juventude, com a prática solidária das gerações mais experientes, de realização de trocas de saberes, de produção de conhecimento mediante diálogos intergeracionais e de socialização de conhecimentos compartilhados em todos os níveis das relações que se estabelecem entre os sujeitos em suas vivências diárias na família, na escola, nas ruas e praças da cidade, que precisam resgatar a sua condição original, como espaço de circulação urbana, em condições de higiene e estética urbana mais adequadas e harmoniosa.

A ciência e a cultura são produções humanas que não podem ser aprisionadas em espaços restritos e convencionais. O conhecimento científico e a arte, em todas as suas formas de manifestação, constituem um Patrimônio da Humanidade, por isso mesmo esse patrimônio precisa ser democratizado e ressignificado como um legado que constitui o alicerce para uma sociedade mais justa, humanizada e solidária em todos os sentidos.

Com essa perspectiva de atuação que pretende priorizar o compartilhamento de práticas científicas, culturais e artísticas, o Espaço Cultural Gonçalves Dias, inaugurado em 09 de agosto de 2013, seguirá realizando suas atividades, concebidas e planejadas pela sua Diretoria e realizadas com a participação de um conjunto de amigos do ECGD, que têm se interessado em fortalecer essa proposta de produção cultural coletiva.

A partir de um planejamento simples, porém exitoso, fizemos realizar de agosto a novembro de 2013, quatro importantes eventos:
a) A inauguração, com programação comemorativa dedicada aos 190 anos de Gonçalves Dias;
b) A homenagem prestada ao ilustre poeta e escritor Salgado Maranhão, em 09 de outubro, com a presença oficial das organizações culturais de Caxias, amigos e convidados.
Seminários Temáticos:
c) Educação e Marxismo, d) Psicanálise e Cinema, com palestras proferidas pela Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar e pelo Prof. Dr. Francisco Frazão, médico, psiquiatra e psicanalista, respectivamente, tendo como interlocutores de um grupo numeroso de estudantes e professores interessados em conhecer outras abordagens do pensamento educacional e do pensamento psicanalítico, que trazem em seu bojo um viés histórico e crítico.

Para a realização desses eventos forma estabelecidos diálogos que produziram apoios fundamentais do CESC/UEMA, da Academia Caxiense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, além do apoio fraterno de mais de uma centena de amigos da Família Guimarães Felix Costa, que se associaram  a essas iniciativas, prestigiando e valorizando, com suas presenças nos eventos do Espaço Cultural Gonçalves Dias.

Para o Ano de 2014, estão previstas algumas atividades socialmente relevantes, que serão divulgadas a seu tempo, com mais detalhes. Foi elaborado, como roteiro de trabalho da Diretoria do ECGD, um Plano Básico de Eventos, cujo cronograma está definido na sequência.

3- Cronograma de eventos do Espaço Cultural Gonçalves Dias

MÊS
EVENTOS PREVISTOS
Janeiro
- Diálogos com professores, amigos, poetas, artistas, colaboradores e jornalistas, para definir propostas da programação de 2014.
*
- Divulgação em TV e aos amigos, sobre a obra do poeta, escritor e jornalista caxiense Fábio Kerouac, que mora em Hamburgo e enviou para o Espaço Cultural o seu CD – 'Sob o Sol'. Ele já enviou, e em breve chegarão exemplares do seu livro lançado na Alemanha, às prateleiras da Livraria e Cia do Livro Azul.
Suas obras serão vendidas aos caxienses para que conheçam seus últimos trabalhos musicais e poéticos.

Fevereiro
-Instalação da Galeria "Nancy Guimarães Costa", sob a direção e curadoria da Diretora do Espaço Cultural Gonçalves Dias, pesquisadora em arte e literatura, poeta e artista plástica, Ana Maria Felix Garjan, que idealizou e coordenou as duas primeiras bienais de arte do Maranhão, 1999 e em 2000, na cidade de São Luís - cidade tombada como patrimônio cultural da humanidade, pela UNESCO, em 7 de dezembro de 1977. Ana Maria Costa Felix Garjan participou de uma parte desse importante projeto do governo, através de um conjunto de fotografias de São Luís que fizeram parte do conjunto de imagens para o marketing cultural apresentado à Unesco, em Paris, pelo gabinete do governo, no segundo semestre de 1997.

A maioria das obras de arte estiveram no I Salão de Artes Plásticas do IHGC 10 anos, no período de 13 de dezembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014, por especial convite do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico - IHGC, o ilustre caxiense Desembargador Artur Almada Lima Filho

As obras que participaram desse salão, e outras pertencem ao acervo de arte do Grupo ARTFORUM Brasil XXI e do Espaço Cultural Gonçalves Dias - ECGD, e essas obras fazem parte do Projeto "Futuro MAC" - Museu de Arte de Caxias, cuja idealizadora e organizadora Ana Maria Felix Garjan teve oportunidade de divulgar sua proposta no IHGC, por ocasião do seu discurso de posse como Sócia Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, em 13 de dezembro de 2013.
*
-Palestra sobre Educação Infantil proferida pela Profa. Fatima Felix na UIM Edson Lobão
*
-Preparação de listagem de acervo disponibilizado para pesquisa no ECGD, para divulgação nas escolas de ensino fundamental e médio e nas Instituições de Ensino Superior.

Março
- Campanhas, divulgação de textos, de fotos e pinturas de mulheres, em homenagem ao 'Mês Internacional da Mulher', instituído pelo ARTFORUM Brasil/Internacional e pelo ECGD - Espaço Cultural Gonçalves Dias.
*
-Divulgação do acervo do ECGD nas escolas e cursos universitários da cidade de Caxias e em cidades vizinhas.
*
- Encontro com o Grupo de Estudos e Pesquisa coordenado pela Profa. Márcia Santos para elaboração do Plano da Campanha – Embeleze a Princesa do Sertão, com o apoio cultural e artístico e cultural do ARTFORUM Brasil XXI - Núcleo do Maranhão e o Espaço Cultural Gonçalves Dias - ECGD.
*
- Estão previstas desde sua inauguração em agosto de 2013, exposição de arte de artistas plásticos caxienses, maranhenses e de outros estados, assim como coletivas, salões temáticos e bienais de arte de artistas que quiserem participar por adesão e outros, a convite da curadora.
*
- Início da organização da 1ª Antologia Poética e Literária de Mulheres Caxienses e Maranhenses, a ser publicada entre 2014 e 2015

Abril
- Apoio do ECGD ao evento organizado pelo GEP: Palestra sobre Psicanálise e Música – Dr. Francisco Frazão.
*
- Palestra promovida pelo ECGD - Espaço Cultural Gonçalves Dias, com o apoio do GEP, para professores do ensino fundamental, sobre a questão da Transferência na Sala de Aula, com Dr. Francisco Frazão.

Maio
-Programação especial em Homenagem à Presença Feminina na História da Civilização Ocidental, com Campanhas nas escolas e Palestra com a Profa. Dra. Maria José Cardoso, Doutora em História Social pela UFRJ.

Junho
-Programação especial de lançamento do  livro Mapa da Tribo, do poeta maranhense Salgado Maranhão.

Julho
-Prática da Feira de Troca-Troca de Livros entre estudantes do Curso de Pedagogia, como experiência cultural de diálogos intergeracionais de troca de referências e de saberes.

- Exposições de livros de poesia, literatura, históricos e científicos, para iniciar o novo projeto 'Feira de Livros e Arte do ECGD'

Agosto
-Coletiva e Expô de Artes Plásticas, Sarau Poético, Literário e Artístico Comemorativo ao Primeiro Ano do Espaço Cultural G.Dias - ECGD.

Setembro a Novembro
-Promoção de Campanha Embeleze a Princesa do Sertão, para a recepção que a cidade de Caxias fará aos participantes do X Seminário de Dezembro e XII Jornada Nacional do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), a ser realizado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Centro de Estudos Superiores de Educação de Caxias/ UEMA, do qual participará, integrando a Coordenação do Evento, a Diretora Científica do ECGD – Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar.

Dezembro
-X Seminário de Dezembro e XII Jornada Nacional do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, a ser realizado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Centro de Estudos Superiores de Educação de Caxias/ UEMA.
*
-Lançamento de Livro de Crônicas de Maria Aparecida Dellinghausen Motta, pela Editora Autores Associados, que estará na cidade de Caxias, juntamente com o Prof. Dr. Dermeval Saviani, Coordenador Geral do HISTEDBR.
*
- Cantata Natalina 2014, em 19/12/2014


4- Recursos Humanos e Financeiros

O Espaço Cultural Gonçalves Dias conta com recursos próprios e com o apoio da Livraria e Cia. Do Livro Azul, que é empresa da Família Guimarães Felix Costa, dirigida pelo empresário e Diretor Administrativo do ECGD, Sr. José Lino Costa Felix.

A Direção Geral do Espaço Cultural Gonçalves Dias conta com participação do Sr. Francisco Felix Costa, que é o Presidente do Espaço e Consultor  Especial da Diretoria.

A Direção Científica do Espaço Cultural Gonçalves Dias conta com a participação e consultoria da Profa. Dra. Maria de Fátima Felix Rosar.

A Direção Cultural conta com a participação da pesquisadora em arte e literatura, artista plástica, poeta e diretora do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, Ana Maria Felix Garjan.

O ECGD e a Livraria E Cia. do Livro Azul contam com uma equipe básica de trabalho, da qual participam Mércia, Thais e Raimundo. Essa equipe é ampliada por ocasião do evento, quando são contratados, temporariamente, outros profissionais, além de participarem alguns amigos voluntários que dão apoio na organização das instalações, preparação e divulgação da programação do ECGD. Temos recebido apoio especial de amigos, como a Erlinda Bittencourt, Terezinha Varão Rocha, Ana Lúcia Gonçalves, Jorge Eugênio Gonçalves, Marilene Moraes e os demais amigos que constituem as famílias da Rua Coelho Neto, que aderiram e abraçaram nossa organização e as propostas do ECGD, e têm nos incentivado a dar continuidade a esse projeto social e cultural.

Votos de Feliz Ano Novo de 2014 a todos, e à nossa humanidade brasileira!

Brasil, 01 de fevereiro de 2014


Diretoria do ECGD
Departamento de Cultura e Comunicação
Ana Felix Garjan
anafelixgarjan.artes2010@gmail.com
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário